Dicas para economizar nas primeiras visitas a concessionária

Quer comprar um carro zero, mas está com medo dos preços abusivos cobrados pelas concessionárias no momento da manutenção? Fique tranquilo, aqui você verá que é possível efetuar uma manutenção decente no seu carro sem ficar com os bolsos vazios e aproveitar a garantia do veículo. Além disso, verá como fugir dos grandes orçamentos feitos por mecânicos e consultores técnicos.

Primeira troca de óleo

É muito comum o carro entrar na oficina para primeira troca de óleo e o cliente se deparar com um orçamento gigante. Não vacile, a primeira troca de óleo é composta por: Óleo, Filtro de óleo, filtro de combustí­vel (Consulte o manual do proprietário.) e o anel de vedação do bujão do cárter (Em alguns carros.). Qualquer adicional a essa pequena lista, muito provavelmente é desnecessário.

Limpeza de bicos injetores

É a remoção de impurezas do bico injetor, essas impurezas na maioria dos casos obstruem o bico devido à  falta de atenção com o prazo de troca do filtro de combustí­vel. Há casos também em que o combustí­vel adulterado contamina o bico obstruindo o spray de combustí­vel.

O procedimento é realizado por uma máquina própria para limpeza de bico, que consiste de uma cuba na qual é colocado querosene e os bicos, a limpeza é feita por ultrassom. As válvulas injetoras podem ser limpas, também, através de um lí­quido que é injetado na flauta com o motor em funcionamento.

O serviço não consta na lista de manutenção preventiva das marcas, pois os bicos são autolimpantes, e portanto se torna necessária quando o veí­culo apresenta alguma irregularidade no seu funcionamento e depois de um completo diagnóstico sobre o sistema de injeção. Se você troca o óleo sempre no tempo e, por prevenção, troca também o filtro de combustível, seu carro está preservado.

Outra forma de minimizar a necessidade de uma limpeza de bico, é Abastecendo seu carro com gasolina aditivada, pois a mesma contêm aditivos detergentes que arrastam as partí­culas de sujeira da linha de combustí­vel e dos bicos que serão queimados na câmara de combustão.

Aditivo para óleo

Existem diversos tipos de aditivos, os mais comuns são os redutores de atrito e os aditivos para preencher folgas.

Não existe momento em que eles são recomendados, então pela lógica, deveria ser por suas vantagens, no entanto essas vantagens ainda são duvidosas, por exemplo: Redução de atrito implica em aumento de potência e redução de combustí­vel, porém não é algo que esses aditivos vêm demonstrando mesmo estando no mercado há anos. No caso do aditivo que preenche folgas, ele é usado em motores com muitas horas de serviços e que já estão desgastados, são chamados de motores cansados. Nesse caso o aditivo é apenas um paliativo e não resolve o problema. O uso desses aditivos em motores novos é desnecessário e alguns aditivos podem prejudicar seu desempenho, portanto mais um item para ser apagado do seu orçamento.

Flushing

É a limpeza quí­mica de depósitos de carvão incrustados no motor.

Um lí­quido chamado Flush é introduzido no motor em temperatura de trabalho. O motor é mantido em funcionamento por vinte minutos. O líquido dissolve o carvão incrustado nas galerias e por onde ele passar. Depois o óleo velho é removido e colocado o óleo novo.

Algumas montadoras tiveram problemas de carbonização precoce em seus veí­culos. Portanto a descarbonização quí­mica ou flush pode ser uma boa alternativa para evitar essa dor de cabeça. Porém o flush deve ser usado com bom senso, se ao abrir a tampa do óleo já é visí­vel um pouco de borra de óleo, é um sinal de que a carbonização está iniciando e o flush é aconselhável. Caso o seu bólido esteja completamente carbonizado, esqueça o flush, ele só vai piorar a situação prejudicando o sistema de lubrificação.

O correto é desmontar o motor e efetuar a limpeza dos componentes contaminados. Por isso mantenha a troca de óleo sempre no tempo, e quando o serviço for adicionado ao orçamento sem explicação, peça uma explicação técnica. Na maioria das vezes o produto é colocado desnecessariamente no orçamento.

Limpeza de TBI

Limpeza do corpo de borboleta feita por um spray que dissolve a sujeira impregnada no corpo.

O spray é aplicado com o motor em funcionamento, uma pessoa acelera o motor enquanto a o mecânico aplica o produto sobre o corpo limpando-o. Pode ser feita também a mão, o TBI é retirado e limpo com um pincel e uso de solvente apropriado.

Sua aplicação na maioria das vezes é desnecessária, porém quando o veí­culo apresenta os primeiros sinais de carbonização a probabilidade do TBI (Corpo de borboleta.) estar contaminado é muito grande. Então caso o serviço conste no orçamento, procure saber se o serviço é realmente necessário. Peça para ver o corpo de borboleta, se ele estiver impregnado com uma borra preta, a limpeza deve ser efetuada.

Kit lubrificante

Um kit composto por uma graxa spray, um silicone spray e um spray anti corrosivo. Sua finalidade é limpar, proteger e lubrificar dobradiças, mecanismos de travamento, calhas de vidro e etc.

Aditivo para combustível

Aditivo colocado no tanque de combustí­vel, sua função é evitar que a linha de combustí­vel, bicos injetores e câmara de combustão fiquem impregnados de sedimentos e gomas, dissolvendo o carvão de queima incompleta do combustí­vel e a borra da linha de combustí­vel, ou seja, a mesma função da gasolina aditivada. Portanto o uso da gasolina aditivada dispensa totalmente esse produto.

Os serviços e produtos citados acima são de itens não indicados no manual do proprietário, o importante é que esses produtos sejam aplicados com bom senso. Caso você duvide da necessidade dos mesmos, questione o mecânico ou consultor, exija uma explicação técnica que comprove sua necessidade. Siga as indicações do fabricante e efetue a manutenção de seu veí­culo regularmente.