Aditivo para Radiador: Proteção – Barata – para o Motor
Adicionado a água destilada nas devidas proporções forma o líquido de arrefecimento. Ele altera as propriedades fundamentais da água para que o líquido desempenhe as necessidades do sistema. Mas quais são essas necessidades? Suportar altas temperaturas sem evaporar, suportar baixas temperaturas sem congelar, impedir que a corrosão ataque as peças em contato com o líquido e evitar acúmulo de incrustações que podem vir a entupir o sistema causando o superaquecimento. Composto de etilenoglicol ou propilenoglicol o líquido de arrefecimento possui prazo para troca de um ano dependendo da marca do veículo. Esse prazo é estipulado pelo fato do aditivo ter ação detergente para impedir o acúmulo de sujeira, logo essa sujeira é arrastada pelo líquido e mantida em suspensão, por isso muitas vezes o aditivo perde a sua coloração. O líquido de arrefecimento circula sob pressão da bomba de água pelo bloco do motor trocando de calor com as camisas (cilindros.) e circulando por mangueiras que o conduzem ao radiador, onde novamente o líquido de arrefecimento trocará de calor, só que desta vez com o ar e então retornando ao bloco do motor. Atente a indicação do fabricante quanto a sua proporção, use sempre o indicado no manual do proprietário do veículo, muito a mais ou muito a menos pode prejudicar o motor, pois a água e o aditivo possuem cada um o próprio ph, e ao combina-los forma o líquido de arrefecimento com ph neutro. Se um desses componentes estiver em maior quantidade, ou seja, o fluído se tornará ácido ou básico irá atacar o motor causando corrosão. Nota: Nunca complete o nível do líquido até a boca do reservatório, complete até a indicação do fabricante no reservatório. O nível do líquido não é para baixar, se você percebe que o nível diminui discretamente é por que o sistema possui algum vazamento que não está sendo notado.