Entenda como funciona a válvula termostática
“A válvula termostática é necessária apenas para os carros do sul” Não podia deixar de iniciar o tópico de hoje com essa frase muito utilizada por mecânicos de caráter duvidoso. Então vamos aos esclarecimentos.
Definição
A válvula termostática é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento do motor, sua finalidade é impedir o superaquecimento do líquido de arrefecimento (água destilada + aditivo para radiador, nas devidas proporções.) liberando sua passagem para o radiador, para então o líquido trocar de calor com ar e retornar ao motor em uma temperatura mais baixa para novamente trocar de calor com o motor, mantendo o mesmo dentro da faixa de temperatura ideal de funcionamento.
Observação: A válvula termostática não mantêm a temperatura constante no sistema pois só pode controlar a temperatura mínima, não tendo influência nenhuma sobre o controle da máxima temperatura, sendo assim ela não tem função termostática, logo o correto é chama-la de termostato.
Função
Bloquear a passagem do líquido de arrefecimento, do motor para o radiador, sempre que o motor estiver em abaixo da temperatura de trabalho.
Tipos
- De fole: Composta por uma cápsula cilíndrica sanfonada feita de uma chapa de metal muito delgada, e dentro dela há um fluído volátil. Quando a válvula está fechada o fole fica comprimido, impedindo a passagem da líquido para o radiador. Ao chegar a um determinada temperatura, o líquido quente faz o fole expandir-se, e então a passagem é a aberta.
- De cera: A cera fica dentro de uma cápsula cilíndrica em contato com o líquido de arrefecimento. Enquanto o motor está frio, a válvula permanece fechada com a cera no estado sólido, a medida que o líquido esquenta a cera começa a derreter, e então abre a válvula e a passagem do líquido de arrefecimento.
Funcionamento
A região cilíndrica concêntrica com a mola possui internamente um cera, essa região da válvula está em contanto com a líquido de arrefecimento em temperatura de funcionamento do motor. A partir do momento em que essa temperatura chega a números entre 80° e 90° célsius a válvula começa a abrir empurrando a haste do cilindro que contém a cera. Quando a temperatura chega entre 93° e 103° célsius ela já está totalmente aberta permitindo totalmente a passagem do líquido para o radiador. O líquido que estava contido no radiador desce para o motor e devido a sua menor temperatura, faz com que a válvula se feche novamente, formando assim um ciclo.
Aplicação
Voltando para o início do texto. Você já deve ter escutado essa frase, seja de algum mecânico ou de alguma outra pessoa que comentou com você. Então vamos a um explicação um pouco mais técnica. O motor deve sempre funcionar em temperatura de funcionamento, caso a temperatura esteja muito abaixo da ideal esse motor irá trabalhar mais “preso”, gerando alto consumo de combustível pois suas peças principais também não estarão em temperatura de trabalho, o pistão, por exemplo, ficará mais apertado dentro do cilindro. A injeção eletrônica irá sempre acusar fase fria devido a constante baixa temperatura do motor e então irá trabalhar com mistura rica, esse excesso de combustível prejudicará o óleo lubrificante que perderá suas propriedades, resultando na quebra do motor. Se a temperatura for muito acima da ideal os componentes de força do motor podem não suportar os picos de temperatura e fundir literalmente. Então seja no Pólo Sul, no Pólo Norte, no Alasca, no deserto do Atacama ou Saara, a válvula termostática é indispensável. As competições estão aí para provar isso, o Rally Dakar, por exemplo. Agora você já sabe, uma vez que o termostato esteja com problema, a solução é a sua troca por um novo. A faixa de temperatura ideal de funcionamento depende do projeto, de acordo com as características do motor. É sempre especificada pelo fabricante do veículo.