O Kart Explicado – Os Tipos de Eixo

Os eixos aplicados no karting são caracterizados por sua rigidez, e seu uso depende de alguns fatores importantes:

  • Clima;
  • Pista;
  • Pneus;
  • Kart;
  • Piloto.

Essa rigidez do eixo reflete em todo o comportamento dinâmico do kart, sua combinação com o tipo de cubo de roda, roda, mancais de rolamento e seus devidos ajustes irão determinar o comportamento do kart em curvas e em pistas das mais variadas condições de superfície.

Clima

As condições climáticas da pista no momento da corrida ou treino influenciam no tipo de eixo a ser utilizado. Lugares com clima frio, geralmente apresentam pistas com temperatura do asfalto mais amena, requer um eixo mais rígido, pois o pneu deve aquecer mais rapidamente para chegar na sua temperatura de trabalho. Em lugares tropicais, aonde o sol se faz presente em quase todas as estações do ano, é natural que a pista, mesmo em horários que a intensidade dos raios solares não é tão intensa; apresente maior temperatura. Assim os pneus poderão atingir sua temperatura de trabalho mais rapidamente, e um eixo um pouco mais macio poderá ser utilizado.

Pista

Embora o asfalto pareça ser o mesmo, existem pistas nas quais a aderência é maior, enquanto que em outras o asfalto não é tão aderente, sendo um pouco “escorregadio”. Vale salientar também se o asfalto está emborrachado ou não. Para pistas com grande nível abrasivo ou muito emborrachada(a ponto de ser perceptível o traçado tomado pelos pilotos) utiliza-se um eixo macio  enquanto que em pistas em que o asfalto ainda está verde, e não há excesso de borracha, opta-se por um eixo rígido.

Pneus

Geralmente, o tipo de pneu utilizado é imposto pelas regras do certame. A partir do tipo do pneus pode-se também determinar que eixo utilizar. Pneus de composto mais duro pedem por eixos rígidos, pois são pneus que naturalmente tendem a demorar a aquecer, e um eixo mais rígido pode ajudar a acelerar esse aquecimento. Pneus de composto mais macio conseguem, além de atingir sua temperatura de trabalho mais rapidamente, apresentar níveis de aderência mais altos mesmo quando frios, logo maior velocidade nas curvas, e maior a carga imposta sobre eles. Estes pedem por um eixo mais macio, que retiram um pouco de grip.

Kart

A motorização do kart influencia pesadamente no tipo de eixo a ser utilizado. Em karts muito potentes opta-se por eixos mais rígidos, pois a carga sobre os pneus é maior, e mais grip é necessário. Contrariamente, karts menos potentes pedem por eixos mais macios, pois o motor fica mais livre para empurrar o kart. O grip proporcionado por um eixo rígido em um kart com pouca potência pode deixa-lo mais amarrado nas saídas de curva.

Piloto

Não há nada mais sensível as variações do corpo humano que o kart, um pouco mais alto ou mais baixo afetará severamente o comportamento deste. Pilotos mais altos muitas vezes acabam posicionando o assento mais para trás, ou seja, o centro de gravidade mais para traseira, maior carga sobre os pneus traseiros, logo maior grip concentrado naquela área. Isso acabaria amarrando o kart pelo excesso grip, então para reduzir o grip na traseira opta-se por eixos mais macios, enquanto que pilotos mais baixos ou leves, podem optar por eixos mais rígidos.

Crédito foto: https://www.agskartparts.com.au/products/c126/REAR-AXLES

Basicamente, um eixo rígido proporciona mais grip às rodas traseira, enquanto que um eixo macio retira grip das rodas traseiras. Contudo, o eixo sozinho não determina o acerto do kart, a combinação do tipo do eixo com os demais componentes ligados a ele, e a regulagem dos outros componentes do kart irão determinar seu comportamento. Por isso, sempre ajuste um componente por vez, evitando se perder nos ajustes e acabar sem saber o que resultou na melhora do kart.

O tipo de eixo é normalmente indicado por números ou letras, sendo do 40(macio) ao 115(rígido), ou A/S(macio), B/M(Médio), C/H(Rígido) e D(Muito rígido). Alguns regulamentos determinam qual o tipo de eixo a ser utilizado no kart, é importante ficar atento para concentrar os esforços em um ajuste base(aquele antes de cair na pista) para já aliviar o excesso o a falta de grip na qual o tipo de eixo vai proporcionar.