Geometria de Suspensão: Convergência/Divergência

A convergência ou divergência(Toe In/Toe Out – Inglês.) é o ângulo formado entre a linha longitudinal do veículo e a linha média dos pneus, sempre com o ponto de referência de cima do carro. É a diferença da distância dianteira e traseira das rodas. O valor do ângulo de Convergência depende da tração que o veículo possui, pois as forças dinâmicas que atuam nas rodas tracionadas são diferentes das rodas mortas. Rodas de tração forçam os braços da suspensão para frente quando imprimem torque, e para trás quando são brecadas. A rodas sem tração são consideradas como se estivessem levemente brecadas por causa da resistência a rolagem, ou seja, suas forças sempre apontam para trás.

Determinado com o veículo imóvel o ângulo de convergência é ajustado sempre para compensar a ação dessas forças e manter as rodas em posição nula (reta.), obtendo o máximo de contato do pneu com o solo; reduzindo o arraste dos pneus com o solo, logo o desgaste do pneu e o esforço dos componentes de suspensão. Nos veículos de tração nas rodas traseiras as rodas traseiras são divergentes e as dianteira convergentes, e nos carros de tração dianteira as rodas traseiras são convergentes e as dianteiras divergentes. Isso se deve a tendência das rodas dianteiras convergirem (se fecham.) quando estão em marcha, e as traseiras divergirem. A convergência influencia a estabilidade direcional, comportamento em curvas, desgaste dos pneus e em carros com tração dianteira compensa as variações elastocinemáticas.

Descobrir se o ângulo está incorreto não é fácil, mais atente aos avisos do seu carro, pneus cantando facilmente nas curvas, veículo andando “torto”, volante trepidando e direção puxando é sinal rodas desalinhadas. No caso de rodas convergentes em excesso, ocorre desgaste excessivo no lado interno do pneu, em rodas divergentes em excesso há o desgaste excessivo no lado externo do pneu.

Referências

  • STONE, Richard and K. BALLl, Jeffrey, “Automotive Engineering Fundamentals”, Society of Automotive Engineers, 2004;
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  • A. CROLA, David, Automotive Engineering Powertrain, Chassis System and Vehicle Body, Oxford, Elsevier, 2009. 835p;
  • GENTA, Giancarlo, MORELLO, Lorenzo, The Automotive Chassis Volume 1 Components Design, Torino, Editora Springer, 2009. 633p;
  • HEISSING, Bernd, ERSOY, Metin. Chassis Handbook – Fundamentals, Driving Dynamics, Components, Mechatronics, Perspectives, Germany, Vieweg+Teubner, 2011. 591p;
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  • Livro do Automóvel, Seleções do Readers Digest, 1978.