Geometria de Suspensão: Por dentro do Camber/Cambagem

O camber ou cambagem -medido em graus- trata-se basicamente do posicionamento vertical da roda, sempre vista de frente. O ângulo que ela faz em relação ao plano de apoio do veículo – linha normal da roda- tendo como referência a parte superior da roda.

Função

Compensar os movimentos de flexibilidade da suspensão, evitar vibrações de média intensidade(shimmy.) das rodas para o volante e aliviar o esforço no momento de uma baliza, dependendo do acerto o camber também contribui para a estabilidade nas curvas. O plano de apoio da roda deve se aproximar o máximo possível do prolongamento(imaginário.) do eixo do pino mestre da manga de eixo até a superfície, mesmo a cambagem sendo negativa, positiva ou nula, a linha normal da roda sempre estará coincidindo aproximadamente com o eixo do pino mestre.

Ângulo de camber

Sempre tomando como referência a parte de cima da roda pode ser positivo, nulo ou negativo:

  • Positivo: A parte superior da roda inclina-se para fora;
  • Nulo: A roda não possui inclinação;
  • Negativo: A parte superior da roda inclina-se para dentro.

Antigamente o camber era ajustado levemente positivo para compensar o aumento peso do carro, seja carregando cargas ou mais passageiros. Mas atualmente os valores do camber tendem a ser negativos por diversos fatores, a estabilidade melhora bastante com esse tipo de acerto e com a ampla utilização da suspensão independente a roda dianteira externa -a curva- tende ficar com cambagem positiva ao entrar em curvas, por isso a cambagem negativa passou a ser utilizada para compensar esse fenômeno. No entanto, quando veículo está em movimento – sob condições normais de carga – o ângulo passa a ser diferente, a cambagem deve estar nula para obter maior quilometragem dos pneus e mais suavidade ao trafegar com o veículo.

Anomalias

Quando o camber está fora do especificado, o que comum devido as condições das ruas e estradas, ele causa desgaste irregular dos pneus e anomalias na direção. Os pneus denunciam a não conformidade do camber, dependendo do quão positivo ou negativo em excesso eles estiverem o pneu estará desgastado de forma diferente. Caso eles estejam muito desgastados na parte externa da banda de rodagem, quer dizer o camber está positivo em excesso devido ao fato do pneu se apoiar mais na parte externa da banda de rolagem. O oposto ocorre quando o camber está negativo, a parte interna da banda de rodagem do pneu encontra-se mais desgastada. Pode ocorrer também de as duas rodas apresentarem cambagem diferente, neste caso o veículo tende a puxar para o lado mais positivo.

Referências

  • STONE, Richard and K. BALLl, Jeffrey, “Automotive Engineering Fundamentals”, Society of Automotive Engineers, 2004;
  • GILLESPIE, Thomas D, Fundamentals of Vehicle Dynamics, Warrendale, Society of Automotive Engineers, 1992. 470p;
  • A. CROLA, David, Automotive Engineering Powertrain, Chassis System and Vehicle Body, Oxford, Elsevier, 2009. 835p;
  • GENTA, Giancarlo, MORELLO, Lorenzo, The Automotive Chassis Volume 1 Components Design, Torino, Editora Springer, 2009. 633p;
  • HEISSING, Bernd, ERSOY, Metin. Chassis Handbook – Fundamentals, Driving Dynamics, Components, Mechatronics, Perspectives, Germany, Vieweg+Teubner, 2011. 591p;
  • SENAI, Série Metódica Ocupacional;
  • Guiggiani, Massimo. The Science of Vehicle Dynamics. Handling, Braking, and Ride of Road and Race Cars. New York, Springer, 2014;
  • Livro do Automóvel, Seleções do Readers Digest, 1978.

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