Saiba com realizar testes e diagnosticar falhas no Alternador do seu carro
Antigamente a parte elétrica de um veículo era reduzida aos faróis, painel e alguns outros extras que dependiam da categoria do veículo, mas hoje tudo mudou, o automóvel está cada vez mais dependente da parte elétrica, e para evitar problemas futuros e trocas equivocadas de peças, nada como saber realizar o teste de um dos principais componentes do sistema elétrico, o Alternador. O alternador deve prover energia elétrica ao sistema elétrico do veículo em qualquer regime de funcionamento motor e de forma estável, para verificar se ele está conforme alguns testes devem ser feitos. Lembre-se de estar com Multímetro em mãos.
Teste de Geração – Consumidores desligados
Neste teste todos consumidores devem estar desligados, o alternador não deve ter carga alguma. Então coloque as pontas de prova do multímetro nos seus respectivos bornes da bateria e comece a acelerar e desacelerar o motor até no máximo 3000rpm (pouco antes disto já basta). Verifique o quanto é medido no multímetro. A faixa de valores admissíveis é de 13,5v a 14,5v e representam a boa forma do alternador, abaixo desta faixa deve ser verificado cabos, pontos de massa do sistema e o próprio alternador. Em caso de valores muito altos, verificar a placa de diodos do alternador, lembre-se que valores muito altos podem queimar componentes importantes do veículo.
Teste de Geração – Consumidores Ligados
Deve ser realizado da mesma forma do teste anterior, porém com todos os consumidores ligados. Neste cabe uma atenção, os valores admissíveis agora partem de 13v até 14,5v. Da mesma forma, abaixo desta faixa deve ser verificado cabos, pontos de massa do sistema e o próprio alternador, em caso de valores muito altos, verificar a placa de diodos do alternador, lembre-se que valores muito altos podem queimar componentes importantes do veículo.
Teste de Tensão no Terminal D+
Este é um teste importante, e que pode revelar muitos problemas no seu veículo. É leitura do sinal D+ do alternador, este sinal é lido pelo Body Computer(BC) do carro, e com a rede CAN, informa ao painel de instrumentos se este deve ou não acender a luz da bateria. Primeiramente ligue a ignição mas não ligue o motor, novamente com o multímetro meça a tensão do ponto D+(Ponta de prova + do multímetro) e o aterramento(Ponta de prova – do multímetro). A tensão deve ser mais ou menos 3v, com isso a luz da bateria deverá estar acesa. Ágora com o motor funcionando realize o mesmo teste, a tensão deverá ser de mais ou menos 14v e a luz da bateria deverá estar apagada.
Diferença de Tensão nos Polos Positivos(+)
Neste teste duas medidas deverão ser feitas, uma no polo positivo da bateria, e outra no polo B+ do alternador, em relação ao mesmo aterramento. Novamente, realize o teste de geração com os consumidores ligados. Obtido os valores de cada teste, efetue a diferença entre os mesmo, deve verificar uma diferença de no máximo 0,5v entre os dois polos positivos.
Caso haja uma diferença maior que 0,5v, verifique os aterramentos do sistema, bem com o aperto de conexões e cabos da bateria ao alternador, além do estado dos cabos, não raro encontrar cabos danificados ou com sujeira em suas conexões.
Corrente de Stand-by (Corrente consumida com o veículo totalmente desligado)
Este teste é bem simples. Primeiramente desligue todos os consumidores dos veículo, e garanta que todas as portas estão fechados. Posicione as pontas de prova do multímetro em seus respectivos bornes e com o curso posicionado em corrente, efetue a medida. É normal encontrar valores variando em torno de 25mA, mas se você quiser ser mais preciso, pode efetuar um pequeno e eficiente cálculo. Consulte no rótulo da sua bateria a sua corrente nominal. Exemplo 90Ah. Então multiplique este valor por 0,06%. Você obterá 0,054, então a corrente de stand-by para o sistema com esta bateria deverá ser de 54mA. Em todo caso o melhor a ser feito é consultar a notas técnicas do fabricante.
Com os testes acima você poderá chegar a conclusão de alguns problemas que seu carro está apresentando, ou evitar problemas futuros, mesmo assim consulte seu mecânico de confiança para garantir a veracidade do seu diagnóstico.