Por que os Buggys ainda são carros interessantes
Você está querendo comprar um veículo barato, robusto, que seja capaz de andar nas areias do litoral sem exigir muito do seu bolso, e ainda aturar o seu estilo despojado? Pois você está precisando de um Buggy, e acredite, eles continuam sendo interessantes opções de compra, quando principal fator é diversão a baixo custo. Os Bugs, Buggys, Bugres ou Buggies viraram moda nas praias do Brasil nos anos 80 e 90, possuíam baixo custo/diversão, mecânica robusta, barata e conhecida por todos. No auge da sua popularidade diversas marcas apareceram, nomes como Fyber, Taíba, Equus, BRM, Magnata e Bugre, que na verdade apenas diferiam uma das outras no desenho da carroceria; mas sucumbiram com a popularização das picapes médias com tração nas quatro rodas. Estas são potentes, resistentes e “confortáveis” se comparadas aos buggys, que utilizavam(e ainda utilizam) mecânica Volkswagen. O que os torna vantajosos em relação a invasão dos veículos tracionados é o seu custo de manutenção, pois sua concepção simples de uma carroceria feita em fibra de vidro(não enferruja) montada sobre o chassi do Fusca(encurtado ou não), e aliada ao powertrain Volkswagen resultou em um baixo custo com peças de reposição, e a facilidade de encontra-las no aftermarket. Sem esquecer da robustez dos motores VW.
Os buggys são veículos desprovidos de qualquer regalia, não possuem portas, ar condicionado ou até mesmo direção hidráulica, se por um lado diminui os custos com manutenção, por outro os torna veículos específicos para se andar nas praias, sendo um inconveniente dirigi-los na cidade. Neste ponto as picapes 4X4 possuem grande vantagem. Extremamente leves (entre 650 e 750 quilogramas.), precisam ser domados com cuidado, são insensíveis a buracos e estradas acidentadas, mas no asfalto chegam ao limite bem rápido. Como a suspensão é macia o buggy apresenta um rolling (Inclinação da carroceria em curvas.) excessivo, e entrar nas curvas em alta velocidade não é recomendável. Neste quesito eles até empatam com os veículos 4X4. Um buggy zero quilometro não sai por menos de 30 mil reais, mas um usado em bom estado com motor refrigerado a ar pode ser adquirido com “meros” 10 mil reais. Comparando ao valor de uma Hilux 1998 cabine dupla que varia de 25 a 30 mil reais, um buggy pode ser uma boa pedida. Atualmente, os buggys continuam sendo fabricados, mas possuem linha de montagem pequena e limitada, Fyber e BRM são as mais conhecidas.
A Fyber criada por Rogério Faria, também criador da Troller, voltou as atividades em 2003 com o lançamento do novo Buggy Fyber 2000 cuja a maior diferença para o antigo está no motor, agora ele é equipado com um VW AP 1.8 Total Flex, bem mais potente que o antigo 1.6 refrigerado a ar. A potência praticamente dobrou, de 69hp para 112hp. Ativa desde 1969, a BRM (Beto, Renato e Marcos.) é pioneira na fabricação de buggys, produz os modelos M-8, M-8 Long e Way, todos eles possuem chassi próprio casado com o motor VW 1.6 refrigerado a ar com carburador simples ou injeção eletrônica, que produz 69cv de potência. O buggy ainda é uma opção interessante, principalmente se você ainda não pode bancar um veículo 4X4, porém é um veículo específico, você precisa saber se ele realmente atende suas necessidades.