Seria o Porsche 968 um carro gran turismo incompreendido pelos motoristas de sua época ?

Desde o modelo 356, a Porsche definia diversas características dos automóveis esportivos que existiam até então. Atributos como prazer de dirigir e qualidade são características da marca desde o modelo 356. Depois deste vieram muitos modelos, o 911 e o 924 foram carros que definiram um padrão, que combinava desempenho e consumo de combustível. Entretanto, o 924 foi um carro que dividiu opiniões entre os consumidores e os puristas. O motivo era nítido, o motor passou da traseira para a dianteira, além do sistema de arrefecimento, que foi alterado para arrefecimento a água. Mesmo sendo um quatro cilindros de 1984 cm³ e do bom desempenho do 924, o carro não empolgou. Posteriormente foi modificado, onde ficou mais potente, ganhou versões cabriolet, turbo e carrera, até ser rebatizado de 944.

Curiosamente, foi essa a base utilizada para o Porsche 968, que poderíamos até chamar de re-estilização, mas ele foi muito mais do que isso. A primeira vista, o 968 é muito mais charmoso e elegante que os anteriores, 924 e 944, que ainda carregavam o desenho quadrado da sua época. Os faróis, antes escamoteáveis, no 968 tornaram-se retráteis, também de formato arredondado e com faróis alógenos. Nesse quesito, observa-se a influência do desenho do 911 na tampa do capô e nas para-lamas encorpados que escondem os faróis quando estes encontravam-se retraídos.

A motorização do 968 também foi aproveitada dos modelos 924 e 944, porém com muitas melhorias. No 968 o motor 2,0 deu lugar a um 3,0l quatro cilindro, que produzia 236 cv a 6.200 Rpm. Assim, o 968 era capaz de partir da inércia até os 100 km/h em 6,5s, essa velocidade é atingida em segunda marcha. Além disso, a faixa de torque ficou mais elevada, porém com bom binário disponível entre 2.000 e 3.000 RPM. O consumo em estrada, aferido na época, mostrou 13,9 km/l em regime constante por 100 km a 90 km/h e 11,4 km/l nas mesmas condições, porém trafegando a 120 km/h. Isso são méritos do maior deslocamento volumétrico e do aproveitamento deste permitido através do sistema Variocam. Este se trata do sistema de controle de abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escape.

O Porsche 968 já apresentava a conhecida transmissão automática Tiptronic, que inovava por permitir o conforto do cambio manual com conversor de torque, mas com opção de trocas manuais através da alavanca, de borboleta ou botões. Isso é fundamental para aproveitar o máximo que um Porsche pode oferecer. O cambio, diferente da maioria dos automóveis com motor dianteiro, não se localizada na dianteira, naquele arranjo compacto bastante conhecido. Ao invés disso, o 968 também foi mais de muitos carros que utilizou o conceito do transeixo. Em outras palavras, eixo de transmissão, cambio e diferencial juntos em um único arranjo. Isso foi uma solução para carros com tração traseira oferecem uma distribuição de peso equilibrada.

Diferente do 911, que nos anos 80 e 90, era um carro conhecido pelo seu comportamento, que exigia do condutor uma relevante atenção e precisão nos comandos, o 968 era um carro com muitas características de um Gran Turismo. A direção estável e progressiva claramente privilegiou o conforto do condutor, ao invés de respostas rápidas e diretas. O Porsche 968 foi fabricado nas carrocerias cupê e cabriolet, onde a primeira era fabricada pela Karmann, enquanto a cabriolet ficou a cargo da ASC de Heilbronn. Esta foi encarregada da adaptação da carroceria do 968 para cabriolet, com modificação no assentos e acessórios traseiros, além de todo mecanismo da capota. A carroceria era galvanizada pelo método da cataforese e havia a opção de 200 cores para personalização do acabamento do veículo. O mecanismo da capota apenas funcionava após a liberação dos trincos internos e pressionando o botão no painel. A versão também possuia um teto retrátil desmontável, semelhante aos targa, vistos no 911. Fabricado de 1992 a 1995 na planta de Zuffenhausen, o Porsche 968 vendeu apenas 12.793 unidades e nunca teve a devida apreciação devido a suas características ortodoxas em relação a todos Porsches lançados até então. No caso, por ser, simplesmente, um autêntico Gran Turismo e não um esportivo estilo 911.

Referências

  • Revista Top Cars, Fascículo Carros dos Sonhos – Porsche 968, Editor Salvat.