Porsche Boxster, o retorno da Porsche aos carros MR de rua

No fim da década de 40, Ferry Porsche e Karl Rabe terminavam os desenhos do que seria o primeiro Porsche até então. O modelo Nº1 tinha uma característica interessante, o motor encontrava-se entre o eixo traseiro e habitáculo dos ocupantes. Essa configuração é chamada de diversas formas, midship, mid engine and rear wheel drive, ou podemos simplesmente dizer que motor estava instalado na posição central. Outra característica marcante do pequeno Porsche, é o motor boxer, configuração na qual os cilindros estão dispostos na horizontal em bancadas de dois cilindros contrapostos.

Porsche Spider 1.5 de 1949. Crédito foto: Top Cars, Salvat.

Mais tarde, a Porsche ficou conhecida por um de seus primeiro modelos comerciais, o 356, que embora conservasse o motor boxer do modelo anterior, passava a ter configuração traseira. Assim também ocorreu com o 911, que inclusive, depois deste modelo, a marca alemã teria apenas duas configurações de powertrain em seus produtos, no caso o traseiro e o dianteiro. O primeiro foi bastante utilizado nos modelos 356, 911 e 959 e o segundo foi utilizado pelos modelos 924, 944 e 968 durante as décadas de 50 e 2000. Até então, a configuração MR não foi mais vistas nos veículos de rua da marca, embora tenha sido bastante utilizada nos modelos 917 K e suas variações, 956 e 911 GT1 de competição. Entretanto, foi apenas no fim da década de 1990 que essa configuração voltou a ser utilizada, quase 50 anos depois, no modelo Boxster.

Crédito foto: Top Cars, Salvat.

O Boxster, quando chegou ao mercado, tinha como rivais o Mercedes SLK 230, a BMW Z3 e, mais tarde, o Honda S2000. A marca alemão voltava adotar a configuração MR com motor boxer, porém dessa vez com 6 cilindros, 2,5 cm³, naturalmente aspirado, arrefecido a água capaz de produzir 204 cv. Isso mostra que o Boxster não tinha como objetivo ser um veículo de grandes velocidades, uma vez que a marca dos 300 cv em veículos esportivos já era considerada uma potência baixa na época. De certa forma, o motor do Boxster mostra um pouco do know-how com competições, pois devido a configuração central, foi necessário uma técnica apurada para disposição do radiador. No caso do Boxster, foram utilizados dois e dispostos nas laterais, motivo pelo qual existem as entradas de nas laterais da carroceria.

Esta por sua vez, mostra um desenho que representa qual seria a nova identidade da marca na década de 2000. Linhas suaves e um nível de discrição pouco visto em Porsche. O Boxster era um pouco tímido, não chamava muita atenção. Contudo, foram os faróis integrados as sinaleiras que mais chamaram atenção no Boxster, talvez não de um forma positiva pois essa configuração estética foi utilizado nos 911 dos anos 2000 e gerou muita controversa entre os fãs da marca.

Farol do Boxster em 1996, que logo viraria identidade da marca nos anos 2000.
Crédito foto: Top Cars, Salvat.

A forma como os faróis e as lanternas estão dispostos na carroceria, sem bordas e acompanhando a silhueta da carroceria, auxiliam na fluidez aerodinâmica desta. A carroceria inclusive, lembra bastante o modelo Spider 1.5, de 1949, um dos primeiros carros da Porsche feito para competições. As semelhanças entre os modelos, separados por quase meio século, também são vistas no trém de força, um motor central do tipo boxer, porém arrefecido a ar.

Embora o Boxster tenha um sido um Porsche bastante versátil, foi o modelo de entrada em sua época e teve alguns percalços para conquistar seu espaço no mercado. Um deles foi sua mecânica peculiar, que apresentou alguns problemas característico. Apesar disso, o Boxster conquistou seu espaço no mercado e, atualmente, divide espaço com sua versão de teto rígido, o Cayman.

Ficha técnica

  • Motor boxer central, 2,48 cm³ de deslocamento volumétrico, seis cilindros, arrefecimento a água;
    • Potência: 204 hp @ 4.500 Rpm
  • Caixa de marchas Tiptronic, 5 marchas, opção automático e manual, tração traseira;
  • Carroceria spider de dois lugares, monobloco feito com chapas de aço;
  • Suspensão independente McPherson com braços transversais e longitudinais, molas cônicas e barras estabilizadoras;
  •  Direção do tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica;
  • Freios de circuito duplo em “z”, a disco ventilados nas quatro rodas, pinça de freios com quatro pistões e ABS;
  • Comprimento: 4.315 mm x Largura: 1.780 mm x Altura: 1.290 mm;
  • Peso: 1.290 kg;
  • Aceleração de 0 a 100 Km/h: 6,9 s;
  • Velocidade máxima: 238 Km/h.

Referências

  • Revista Top Cars, Fascículo Carros dos Sonhos – Porsche Boxster, Editora Salvat.