Manual de Tecnologia Automotiva da Bosch

O Manual de Tecnologia Automotiva da Bosch é um livro de engenharia automotiva publicado pela Editora Edgard Blücher. A versão vendida no Brasil pode ser a traduzida do alemão para o português, ou a versão de língua inglesa. O livro tem preço que varia entre R$115,00 e R$200,00. Não é difícil encontrar o livro em sites especializados e nas livrarias, mas o maior questionamento é: Devo comprar ? A resposta depende, é o que pretendemos explicar abaixo mostrando os pontos positivos e negativos do livros, bem como sua estrutura e a forma como este livro aborda os temas da engenharia automobilística. 

Pontos Positivos

A edição do livro utiliza um papel de qualidade excelente, agradável ao toque e, até mesmo, de odor agradável. Embora o livro não seja de colorido, as imagens são tranquilamente nítidas, sendo possível identificar o menor dos componentes. Possui uma grande variedade de imagens, desde desenhos técnicos, em cortes, esquemas elétricos e diagramas. A tradução aparenta ser para o português brasileiro, ao invés do português de Portugal como ocorre em alguns livros. Além disso, mesmo o livro sendo uma tradução da versão de 25 edição, lançada em 2004, o livro ainda é atual e apresenta tecnologias que estão sendo implantadas nos veículos modernos, como trem de força híbrido e elétrico.

Pontos Negativos

O Manual da Bosch é um livro que engloba todos os temas ligados a engenharia automotiva e isso é um ponto positivo, mas ao mesmo tempo impede que o livro aborde os temas com mais profundidade. Alguns tópicos estão demasiadamente resumidos. Por exemplo, caso se busque informações sobre funcionamento de freios, o leitor se depara com parágrafos resumidos ao ponto não ficar claro o conceito de um fenômeno importante, a auto-energização. Entretanto, esses pontos fracos não são necessariamente desvantagens, e isso será abordado no parágrafo abaixo.

Estrutura

O livro começa abordando temas básicos da engenharia, como física, cálculo e ciência dos materiais, para depois entrar em assuntos mais profundos e e elaborados como elementos finitos, projeto de peças de máquinas e metrologia. Esses conteúdo são abordados de forma resumida, com as fórmulas e tabelas necessárias para consulta e cálculo. Após essa sessão, começam os capítulos mais aprofundados na engenharia automobilística. O livro aborda todas as áreas, de pneu a carroceria, mas sem deixar de lado temas importantes, como legislação, normas, processos produtivos e até, mesmo seis sigma. O próprio aspecto dos capítulos, o foco nas tabelas e equações, os parágrafos diretos e concisos reforçam o caráter deste livro, o 25ª Edição do Manual de Tecnologia Automotiva da Bosch, é um livro de consulta para profissionais especialistas da engenharia automobilística.

Veredito

O fato é que o Manual de Tecnologia Automotiva da Bosch é um livro altamente recomendável para alunos de engenharia que pretendam trabalhar na área automobilística. Para os que já trabalham no setor, o livro é, nada mais, nada menos que obrigatório. Contudo, para profissionais do setor de auto-peças e manutenção, entusiastas em geral, o livro passa a ser recomendado com ressalvas. Estas se fazem necessárias, pois o Manual da Bosch é um livro de mesa, e este possui a função de consulta, não aborda profundamente os temas e não apresenta o conteúdo de forma didática. Pelo contrário, o livro praticamente preenche páginas e páginas com fórmulas e tabelas, confirmando sua função de ser um livro de consulta. Portanto, é um livro essencial para para engenheiros projetistas de automóveis. Para leitores que trabalham na área de manutenção e auto-peças, é mais interessante investir o dinheiro aplicado nesse livro em cursos e apostilas sobre os veículos do mercado.

Apesar de um ou outro ponto fraco, a minha nota para Manual de Tecnologia Automotiva é: Necessário.