Introdução à análise de dados – Parte 2
Os três elementos básicos para análise de dados são precisão, exatidão e resolução. Este último é definido mesmo para valores analógicos, assim mais informações podem ser capturadas. Os valores analógicos geralmente são posição e tempo. A resolução é um elemento digital da análise de dados. O efeito de uma frequência de registro reduzida permite detectar alguns pontos que uma frequência mais alta não consegue. Na verdade, há benefícios em aumentar e diminuir a frequência de amostragem. Porém, o ponto principal é entender que os sistemas de aquisição de dados possuem uma memória fixa e limitada. Conseqüentemente, não é possível registrar todos os canais com uma frequência de registro alta. Portanto, a natureza dos fenômenos deve ser compreendida para registrá-los adequadamente. Por exemplo, não há razão para registrar a temperatura do líquido de arrefecimento com uma alta frequência de registro. O mesmo não pode ser dito sobre a velocidade do acelerador.
Sensores
O kit de ferramentas básico do sistema de aquisição de dados é composto por seis sensores. Estes são a velocidade, o ângulo de direção, a posição do acelerador, RPM, os sensores de aceleração lateral e longitudinal. O tempo e a distância são medidos pelo beacon.
Consistência da distância da volta
O tempo é zerado toda vez que um carro passa pelo farol. A distância é obtida pela divisão da velocidade pelo tempo. Porém, a velocidade do carro não é a velocidade percorrida, pois em uma volta ocorrem ângulos de escorregamento, giros das rodas e travamentos. Assim, se for utilizada apenas a velocidade do carro para contabilizar a distância da volta, esta será diferente a cada volta. Uma abordagem interessante para avaliar se ocorreram muitos travamentos ou giros nas rodas é a consistência da distância da volta.
Circuitos ovais
Este é um parâmetro importante, especialmente em pistas de corrida ovais. Nesse caso, a consistência do tempo de volta é uma espécie de índice que indica a qualidade da linha de corrida realizada pelo piloto. O objetivo é correr em uma distância mínima de volta com o mínimo de subviragem. Esta é a regra para ser rápido em ovais, já que a subviragem requer mais ângulo de direção. Consequentemente, o pneu esfrega a superfície, absorvendo a potência do motor e reduzindo a velocidade do carro. Um bom carro e um bom piloto são aqueles capazes de rodar o mais rápido possível com um mínimo de subviragem e na linha interna. Por exemplo, quando é melhorado o downforce do carro, são reduzidos os ângulos de deslizamento, assim o carro pode andar mais rápido nas curvas. No entanto, esta força descendente tem o custo de mais arrasto, reduzindo assim a velocidade do carro. O carro está mais baixo nas retas. Conseqüentemente, em pistas ovais, o carro deve ser capaz de circular horizontalmente nas curvas. Então, isso deve vir com o mínimo de subviragem que o piloto possa suportar. O último ponto é refinar os pilotos e não a distância. Portanto, o tempo é obtido pelo beacon e a distância é calculada. O beacon pode ser um por equipe ou o mesmo para todas as equipes. Neste caso, cada um tem um transponder, portanto um beacon único para muitos deles.
Resolução
Um tópico importante relacionado ao kit de ferramentas do sensor é sobre o modelo de veículo adotado. Para isso, é vital a compreensão do que é entrada (input) e saída (output). Por exemplo, os sinais de aceleração e direção são entradas, enquanto RPM, velocidade, Gy e Gx são saídas. A resolução geralmente tem no máximo milhares de dados por segundo. A resolução típica dos sensores está resumida na Tabela 1.
| Data. | Resolução | Full Scale | % |
| Speed | 0,10 | 100 m/s | 0,001 |
| Gx | 0,01 | +/- 5G | 0,001 |
| Gy | 0,01 | +/- 5G | 0,001 |
| Throttle | 0,10 | 100% | 0,001 |
| RPM | 30 | 15.000 | 0,002 |
| Steering | 0,10 | +/- 360° | 0,002 |
TABELA 1
Para o caso da velocidade, a resolução deverá permitir registrar 0,10 m/s, pelo que a percentagem (resolução/frequência) 0,001 é o valor habitual. Um carro de corrida típico é capaz de desenvolver acelerações em torno de +/- 5G, portanto as acelerações lateral e longitudinal (Gy e Gx, respectivamente) têm resolução de 0,01 G. Esses são parâmetros muito importantes para o comportamento do veículo. Portanto, quando bem registrados, são capazes de detectar variações muito pequenas. Diferentes resoluções são vistas para aceleração, RPM e direção, uma vez que esses parâmetros têm naturezas diferentes. Estes são os parâmetros básicos e não requerem uma resolução muito alta.
Exemplos de parâmetros avançados, que muitas vezes exigem sistemas mais caros e sofisticados, são: A carga do amortecedor, medida por extensômetros na fixação superior do amortecedor. As cargas da barra estabilizadora são medidas por extensômetros no tubo. Isso permite detectar torções no tubo. O torque da coluna de direção é medido por um extensômetro na coluna de direção. A pressão do freio é medida por sensores de pressão no circuito. A altura em relação ao solo pode ser medida por lasers nos cantos do carro. O G vertical é capturado por acelerômetros. Os sensores de velocidade são profundamente conhecidos na área automotiva. A melhor solução normalmente é ter 4 sensores para monitorar cada um durante a frenagem, tração e curvas. Os múltiplos verticais e Gy são medidos por acelerômetros na massa suspensa, um na frente e outro na traseira do carro.
Sensores adicionais são utilizados para o motor e o sistema de injeção eletrônica. A maioria deles é comum em carros de estrada, exceto a temperatura do escapamento e o torque do motor, sendo este medido diretamente no eixo virabrequim. Eles são usados de acordo com o nível de tecnologia do campeonato. Nem todas as séries de corridas têm este nível de análise de dados.
Configurações
Os sensores devem ser bem montados, mas isso depende das características dos sensores e da natureza do sinal medido.
Configuração do sensor de velocidade
Por exemplo, o sensor de velocidade da roda é normalmente montado na roda dianteira externa. O motivo é o menor efeito de deslizamento e travamento a que esta roda é submetida. Geralmente existem alguns critérios para definir onde instalar este sensor. Primeiro, verifique se a orientação da pista de corrida é no sentido horário ou anti-horário. Em seguida, verifique no banco de dados as chances de travamento do freio nas curvas. Isto pode ser verificado pela consistência da distância da volta.
Configuração de acelerômetros
Outro sensor importante que deve ser instalado com cuidado são os acelerômetros Gy e Gx. Normalmente, para carros de corrida, ele é montado próximo ao CoG, a cerca de 30 mm de distância dele. Além disso, estes sensores devem ser instalados numa posição completamente plana.
Configuração do sensor de direção
No caso do sensor de direção, existem duas abordagens comuns. Pode ser montado na coluna de direção ou na caixa de direção. A diferença é que o sensor na coluna de direção está focado para medir a entrada do motorista. No caso do sensor montado na caixa de direção, o objetivo é monitorar a direção do volante. A diferença entre esses dois sinais é a folga e a folga da direção.
Configuração do sensor do acelerador
Este princípio do sensor de direção também se aplica ao sensor do acelerador. Normalmente existem dois sensores, um no pedal do acelerador e outro no corpo do acelerador (TBI). O sinal do pedal do acelerador é normalmente preferido, pois mede diretamente o quanto o motorista está pisando no pedal do acelerador. Porém, o sinal do pedal do acelerador não significa que o valor do acelerador esteja abrindo na mesma proporção.
Referências
- Este artigo foi escrito com base nas notas de aula escritas durante as palestras de Dinâmica Aplicada de Veículos ministradas na Dallara Academy.
- Segers. J. Analysis Techniques for Racecar Data Acquisition, 1st Edition. Warrendale, PA. SAE International. 2008.
